Skip to main content
search

Se você vai trocar de casa em breve, então precisa aprender como preparar a sua mudança gastando pouco. Afinal, a mudança de casa pode ser uma etapa bem complexa e cansativa desse momento.

Atualmente, nós vivemos um cenário de estímulo à compra de imóveis. Com a taxa Selic em seu menor valor da história, a perspectiva é de aquecimento no mercado imobiliário nacional.

Por isso, se você planeja finalmente realizar o sonho de comprar a sua casa ou vai simplesmente mudar de apartamento, então vai se interessar pelo nosso artigo. Nós reunimos 5 dicas para preparar a sua mudança gastando pouco!

1. Se planeje para preparar a sua mudança gastando pouco

O segredo de economizar na mudança de carro é o planejamento. Quanto mais se planeja, mais fácil e barato fica a mudança. O planejamento, inclusive, ajuda a juntar dinheiro para contratar uma boa empresa de mudança. Se você tiver condições para isso, então essa é a melhor opção. Você pagará para poder ficar tranquilo e não se estressar com a situação.

No entanto, se essa não for a possibilidade, então você poderá se planejar para entender como gastar pouco. O primeiro passo para isso é fazer um inventário de tudo que você tem e quais os cuidados básicos para cada item ser transportado sem danos.

O segundo ponto, é a necessidade de planejar o ato de levar os objetos de uma casa para a outra. Por exemplo, se você conseguir um conhecido com uma picape, basta calcular quanto cabe na picape e como organizar as viagens para levar tudo no melhor tempo específico.

2. Embale corretamente todas as roupas e objetos de casa

Um dos problemas de uma mudança e que costumam encarecer esse tipo de situação é quando quebramos algum item ou objeto da casa no transporte de um imóvel para outro.

Por exemplo, podemos quebrar uma televisão, pratos, mesas, cadeiras e muito mais. Por causa disso, acabamos precisando fazer uma nova aquisição depois da mudança e pagamos mais do que o planejado inicialmente.

A melhor maneira de evitar isso, claro, é ao embalar corretamente todas as coisas que serão levadas. Você precisará embalá-las de modo a prevenir arranhões, o contato com a água e, preferencialmente, o choque de cair de pequenas alturas.

Idealmente, as embalagens devem ser feitas em caixas de papelão, que são mais fáceis de carregar. Entretanto, é importante ter proteção individual para os itens, de modo a protegê-los dos problemas citados.

O filme stretch da empresa GR Stretch, por exemplo, é uma ótima solução para empacotar vários objetos de uma vez (inclusive reduzindo o volume deles) e, ao mesmo tempo, protegê-los de choques, arranhões e umidade.

Outro item muito importante para usar é um rolo de plástico bolha, perfeito para absorver choques e proteger objetos mais sensíveis (como a televisão, taças, etc.). Um isopor também pode ser muito útil para isso.

Caso você não tenha esses itens (o filme Stretch é o mais barato deles), uma boa ideia é usar jornal velho e peças de roupa para enrolar nos itens mais sensíveis e protegê-los.

3. Faça uma limpeza inicial e jogue fora o que não usa mais

Antes de começar a embalar as coisas para a mudança, será necessário fazer uma limpeza inicial em casa. Isso é importante não só para evitar levar coisas “sujas” para o novo lar, como também para reduzir a quantidade de coisas levadas.

Por exemplo, é comum guardar vários papéis, roupas velhas e outras coisas em casa que não usamos com frequência ou sequer usamos. Antes da mudança, faça uma limpeza nisso e veja o que realmente é necessário levar.

O que ainda servir desses itens, procure um lugar para doar, como um posto do Exército da Salvação, por exemplo. O que não servir, veja como reciclar ou simplesmente jogar fora.

Caso sua casa possua toldos ou coberturas, o ideal é limpá-las antes de se mudar.

4. Inicie a mudança de maneira progressiva e estratégica

Depois que está com tudo limpo, é hora de arrumar a sua mudança. Nessa hora, aquele planejamento feito vem para ajudar, pois o melhor é fazer uma mudança de maneira progressiva e estratégica.

Por exemplo, comece levando na primeira leva as coisas que você não usa frequentemente. Isso porque você pode levá-las alguns dias antes da mudança “oficial”. Assim, você já vai desencaixotando os itens e guardando-os nos armários e na casa nova.

Desse jeito, não só ficam menos coisas para a mudança, como também o processo termina mais rápido, pois não se acumula um monte de coisa por desmontar das caixas na sua casa.

5. Conte com a ajuda de amigos e familiares na mudança

Não dá para fazer uma mudança de casa sozinho. Você vai precisar contar com a ajuda de algumas pessoas para carregar os objetos mais pesados.

Uma opção é contratar um time de mudança profissional para ajudar nesse trabalho, mas o custo é alto. Outra alternativa é “convocar” amigos e familiares. Se cada um ajudar um pouquinho, o trabalho não pesa para ninguém. Dá para comprar algumas pizzas no fim do dia para todos celebrarem.

E aí, gostou de aprender como preparar a sua mudança gastando pouco? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais agora mesmo!

Leave a Reply

Close Menu
?>