O transporte de piano é uma ação que exige uma experiência diferenciada da empresa que atua com mudanças, porque só assim será possível evitar imprevistos e diminuir os riscos. No entanto, é fundamental que quem tem um piano em casa saiba que o ato de mudar inevitavelmente fará com que o instrumento desafine.
Quais são os problemas mais comuns no transporte de um piano?
Além do problema da perda da afinação, quando o transporte de piano não é feito com quem tem aptidão para a execução do serviço, o instrumento pode sofrer com avarias assim como o local de onde ele será retirado e o novo ambiente. Além disso, o piano vertical ou de cauda pode apresentar avarias no seu verniz ou no acabamento, as peças podem apresentar algum tipo de dano bem como os móveis do local e o piso do imóvel podem ganhar alguns riscos. No entanto, quando se contrata empresas especializadas no transporte de piano, esses problemas deixam de existir.
Analise o tipo de piano
Para definir a empresa que fará o transporte do piano será necessário entender primeiro as diferenças entre o piano de cauda, o piano “de armário” ou vertical e o piano elétrico. O de cauda é um instrumento que chama muita atenção, pois ele é muito bonito e agrega e a decoração do local onde ele é colocado. Contudo, ele pesa mais de meia tonelada, ou seja, 600 quilos. Devido a tais características, ele não é um item muito comum em residências, mas é possível encontrar.
O piano “de armário” ou vertical já é mais comum, porque o seu peso varia em torno de 120 a 300 quilos. Além disso, ele tem um valor de mercado mais acessível que o de cauda, por exemplo, e o seu tamanho torna mais fácil a colocação em casas e apartamentos. Há ainda o piano elétrico. Por ser menor, ele é transportado com maior facilidade, mas é necessário que se tenha muito cuidado, porque ele conta com peças pequenas e que estão sujeitas a avarias diante de qualquer solavanco ou batida
Como transportar um piano?
Acima, falamos sobre os tipos de piano e isso é fator decisivo na hora de contratar o transporte de piano, porque cada modelo vai exigir uma forma de atuação da empresa. O transporte vertical é a maneira mais comum. Até 6 colaboradores são deslocados para o local em que o instrumento está. Lá, eles fazem uma inspeção para que seja documentada tanto a qualidade quanto às condições que ele apresenta. Depois disso, eles vão definir como será feito o transporte. A mais comum ocorre com o ato de desmontar o instrumento até o novo local. Feito isso, ele é montado no lugar que ficará. Há ainda a opção do içamento. Essa alternativa exigirá que a empresa de transporte de piano tenha os equipamentos adequados, porque essa ação acontece em andares elevados.
Assim como aparelho mais caros como celulares e tablets, é recomendado identificar sempre o piano e outros instrumentos a serem transportados, para evitar o seu patrimoniamento e possíveis perdas.
Como escolher uma transportadora?
Quem precisa contratar o serviço de transporte de piano precisa prestar muita atenção, porque não são todas que são treinadas para a execução da ação. Já outras fazem esse tipo de serviço de forma praticamente exclusiva. Optar por ela é a garantia de que o seu instrumento chegará ao destino do mesmo jeito que saiu. Agora que você já sabe o que é preciso considerar, acesse o site, entre em contato com as empresas especializadas no serviço e saiba qual será o custo da mudança.