O procedimento de içamento de móveis requer muito cuidado e atenção do trabalhador, uma vez que existe um alto risco de que ocorram acidentes durante a execução deste tipo de atividade. Dentro da construção civil e das indústrias esse processo é muito realizado — seja por meio da utilização de guindaste, grua, empilhadeira ou outros equipamentos capazes de elevar e posicionar cargas.
► IÇAMENTOS EM TODOS OS ESTADOS
Por mais que esses equipamentos facilitem muito a tarefa de lidar com cargas, reduzindo os esforços e aumentando a produtividade dos colaboradores, as máquinas utilizadas para içamento de móveis oferecem diversos riscos ao operador. Estima-se que 22% dos acidentes registrados dentro de indústrias estão relacionados ao içamento de cargas, sendo que as principais ocorrências são: tombamento do guindaste e queda de cargas, que podem causar lesões graves e até mesmo fatais.
Para garantir a segurança durante a execução de atividades de transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de cargas, confira algumas dicas importantes:
Dicas de segurança para içamento de cargas
Verifique o estado dos equipamentos
Um dos principais itens que devem ser verificados antes da utilização dos equipamentos de içamento é o estado de conservação do maquinário. Nesse sentido, é essencial que seja realizada a manutenção preventiva, de modo a solucionar problemas de funcionamento, identificar desgaste de peças e evitar possíveis falhas de funcionamento.
Utilize Equipamentos de Proteção Individual
A operação das máquinas utilizadas no procedimento de içamento de cargas exige a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como: capacete de segurança com jugular, calçado de segurança com biqueira, óculos de proteção, protetor auricular e luvas de lona.
Use equipamentos de proteção coletivo
Outra dica bastante importante durante a execução dessa atividade, é o uso de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Fitas zebradas, cones, telas, barreiras e sinalização adequada são itens obrigatórios para ambientes onde é realizado o içamento de cargas, de modo a informar a todos a respeito dos riscos existentes e dos cuidados necessários para evitar acidentes.
Realize treinamentos
Para evitar acidentes dentro do ambiente de trabalho, é essencial que a empresa ministre treinamentos específicos para profissionais que atuam em atividades de içamento.
Permita que apenas operadores capacitados operem as máquinas
É preciso que o operador do maquinário usado para içamento tenha capacitação e certificação específica para a operação do equipamento.