Skip to main content
search

Se você assiste aqueles programas de reformas que passam na TV fechada, provavelmente já imaginou como planejar montagem de uma cozinha americana na sua casa ou apartamento. Afinal, essa é uma das grandes tendências de programas desse tipo, quase sempre sendo aplicada nas casas reformas com grande sucesso e beleza. Por isso, é normal pensar em instalar no seu imóvel.

Já faz algum tempo que a cozinha americana entrou em moda no Brasil, especialmente quando os imóveis começaram a ficar cada vez menores. Para aproveitar melhor o espaço, as construtoras começaram a usar o modelo de cozinha americana para melhor aproveitar os espaços e criar um ambiente conjunto bonito e eficaz. Dessa forma, foi possível tornar os novos apartamentos mais interessantes para os usuários.

Se você não teve esse recurso no seu apartamento ou na sua casa, mas quer saber como planejar montagem de uma cozinha americana, siga a leitura para ver algumas dicas sobre o assunto!

Como planejar montagem de uma cozinha americana em 4 passos

1. Faça um estudo da planta do imóvel

O primeiro ponto para conseguir planejar uma cozinha americana na sua casa é, efetivamente, saber se isso é possível ou não. Para tal, será necessário dar uma olhada na planta do seu imóvel e analisar a disposição de cômodos e a importância das paredes.

O que acontece é que, normalmente, algumas paredes servem apenas de divisão de cômodos, enquanto outras são de sustentação. As primeiras podem ser derrubadas sem problemas. As outras, não.

Portanto, é importante saber se as paredes que dividem a sala e a cozinha podem ser derrubadas. Se puderem, então o projeto pode continuar. Se não, será necessário pensar em uma alternativa.

2. Planeje a utilização da cozinha

Antes de começar a reformar, pense em como será a utilização da sua cozinha. É importante que o planejamento do cômodo responda questões do dia a dia, como onde ficará o lixo, como será feita a disposição dos móveis e qual o espaço disponível para a assistência técnica fazer o conserto de geladeira, se necessário.

É importante pensar em tudo isso antes de começar a derrubar paredes ou trocar revestimento, pois uma vez iniciada a obra, fica muito mais complicado parar e refazer todo o planejamento.

3. Crie uma representação visual do local

Se for possível, crie uma representação visual do local em algum software arquitetônico ou mesmo via algum desenho. No pior dos casos, use um videogame como The Sims para tentar recriar a sua casa. O objetivo é poder facilitar a visualização da obra e dos detalhes para garantir que está tudo certo.

4. Escolha bons revestimentos

Parte de uma boa cozinha americana são os revestimentos. Eles fazem um papel duplo: além de proteger as paredes e o piso da umidade da cozinha, ainda contribuem para a sua decoração estética.

Portanto, escolha revestimentos de alta qualidade. O mais recomendado é a cerâmica, pois:

  • é vendida em uma infinidade de modelos e estética, pois é facilmente customizada via impressão 3D;
  • aguenta temperaturas altíssimas ou baixíssimas sem problema;
  • não absorve água, então é mais fácil de limpar;
  • tem excelente resistência mecânica.

Agora que você já sabe como planejar montagem de cozinha americana, é hora de colocar a mão na massa. É claro que um projeto desses custa dinheiro e não será fácil realizá-lo. No entanto, é importante ir aos poucos, fazendo orçamento com os prestadores de serviço até saber quanto tudo custaria e como você pagaria pela obra. Lembre-se de que muitos bancos e financeiras oferecem linhas de crédito especiais para reformas e obras em casa.

Gostou das nossas dicas? Então envie este artigo para seu esposo ou esposa e comece a conversar sobre o assunto com ele ou ela!

Leave a Reply

Close Menu
?>